segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Livro "São Paulo Memória e Sabor" ganha prêmio internacional de gastronomia

O livro "São Paulo Memória e Sabor", de Rosa Belluzzo (Ed. Unesp), ganhou um prêmio internacional super conceituado. A obra foi eleita na categoria melhor literatura gastronômica concedido pela Academie Internationale de la Gastronomie, edição 2009. Uma associação francesa de culinária e publicações do gênero.
No livro brasileiro a alimentação é apresentada como um acompanhamento das informações sobre a história da ocupação e da formação da sociedade paulistana. A autora realizou uma vasta pesquisa de documentação da cidade para compor a obra, onde são apresentados os temperos, alimentos, modos de preparo e utensílios associados que definiram pratos como o virado à paulista (foto) que estão fortemente identificados com a cidade.
Ainda no mesmo prêmio na categoria chef do futuro Helena Rizzo, que é a chef do restaurante Maní, foi a eleita a profissional de destaque do ano.
Para se ter uma dimensão desse prêmio, renomados chefs do mundo já o venceram em edições anteriores. Entre eles, os espanhois (olha eles aqui mais uma vez) Sergi Arola (em 1999) e Albert Adrià (irmão de Ferran Adrià do post anterior), premiado em 2007. A festa da premiação será realizada neste mês de fevereiro. Mais infos nos posts posteriores.

Nenhum comentário: