terça-feira, 27 de outubro de 2009

Livro histórico da culinária italiana ganha versão em português

Um dos livros mais vendidos no mundo sobre a culinária italiana será lançado em português: "A ciência na cozinha e a arte de comer bem", de Pellegrino Artusi, chega às livrarias em novembro. Considerado a bíblia da cozinha, a obra chega enfim ao nosso idioma com um pequeno 'atraso' de quase um século. Mas pra quem realmente curte e tem curiosidades sobre os preparos e o que usar na hora da investida na cozinha, vale conferir.
Com uma abordagem simples e didática, segundo colegas que já leram o livro (eu ainda não li), é possível desmistificar o mundo da cozinha italiana. A obra oferece ao leitor receitas dos mais saborosos pratos italianos, como o preparo de antepastos, carnes, sopas, massas, sobremesas e até drinques.
Pellegrino aborda ainda - isso já em 1891 ano de lançamento do livro - o poder nutritivo dos alimentos, além de explicações sobre termos específicos do dialeto toscano (ele viveu muito tempo na região da Toscana, Itália), o que já vale pelo simples prazer de adquirir conhecimento.
Inicialmente o livro foi lançado com 475 receitas. Artusi entregou o livro a amigos que, por sua vez, retribuíram o presente com outras receitas exclusivas, há gerações em suas famílias. Hoje, a publicação está em sua 13º edição, com 800 receitas e é a que chega ao Brasil.
O lançamento do livro será dia 6 de novembro em SP.

4 comentários:

Angelotti disse...

nos veremos lá no ICIB, certo?
Sexta (6) às 19h.


bacione,
Angelotti

Marcelo disse...

Robson
eu havia lido este livro em inglês, mas agora em português é muito melhor porque se dá todos os detalhes de determinada receita.
Você sabe como conseguir um livro desses aqui em São Paulo?

Eduardo Zampar Morelli disse...

Apresentação da edição em língua Portuguesa do famoso livro de cozinha de Pellegrino Artusi, “La Scienza in Cucina e l´Arte di mangiar bene”, que na Itália superou um milhão de cópias , tendo iniciado os primeiros lançamentos pelo fim do século XIX. A apresentação será sexta-feira, 6 de novembro às 19horas, no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro de São Paulo, na Rua Frei Caneca, 1071- Bela Vista. As confirmações de presença são indispensáveis e devem ser feitas pelo telefone 3285.6933 com a Sra. Adriana ou com a Sra. Daniela.

Na cerimônia de apresentação do livro participará a Dra. Silvia Bartolini, o Diretor do Instituto Italiano de Cultura, Dr. Attilio De Gasperis, o Presidente Dr. Marzio Arcari e os Conselheiros do ICIB, o Presidente da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de São Paulo, Dr. Edoardo Pollastri, os Consultores da Região, para o Brasil Dr. Amauri Arfelli e para São Paulo, Marco Dominici, além de membros das delegações da Accademia Italiana della Cucina de São Paulo.A apresentação do livro será seguida de um vinho de honra no mesmo ICIB.

Robson disse...

Eduardo,
Obrigado pelo convite.
Com certeza nos veremos no lançamento.
Abs,
Robson