terça-feira, 27 de outubro de 2009

Livro histórico da culinária italiana ganha versão em português

Um dos livros mais vendidos no mundo sobre a culinária italiana será lançado em português: "A ciência na cozinha e a arte de comer bem", de Pellegrino Artusi, chega às livrarias em novembro. Considerado a bíblia da cozinha, a obra chega enfim ao nosso idioma com um pequeno 'atraso' de quase um século. Mas pra quem realmente curte e tem curiosidades sobre os preparos e o que usar na hora da investida na cozinha, vale conferir.
Com uma abordagem simples e didática, segundo colegas que já leram o livro (eu ainda não li), é possível desmistificar o mundo da cozinha italiana. A obra oferece ao leitor receitas dos mais saborosos pratos italianos, como o preparo de antepastos, carnes, sopas, massas, sobremesas e até drinques.
Pellegrino aborda ainda - isso já em 1891 ano de lançamento do livro - o poder nutritivo dos alimentos, além de explicações sobre termos específicos do dialeto toscano (ele viveu muito tempo na região da Toscana, Itália), o que já vale pelo simples prazer de adquirir conhecimento.
Inicialmente o livro foi lançado com 475 receitas. Artusi entregou o livro a amigos que, por sua vez, retribuíram o presente com outras receitas exclusivas, há gerações em suas famílias. Hoje, a publicação está em sua 13º edição, com 800 receitas e é a que chega ao Brasil.
O lançamento do livro será dia 6 de novembro em SP.
Postar um comentário