terça-feira, 26 de abril de 2011

Restaurante Il Nuovo Sogno di Anarello é a garantia de uma boa refeição em SP
















Um dos responsáveis por definir a gastronomia tradicional da Itália no País o chef Giovanni Bruno está à frente de quase toda a genealogia dos restaurantes da capital paulista. Sob a sua batuta está o já adulto Il Nuovo Sogno di Anarello, um charmoso e tradicional restaurante localizado no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.
A história de Giovanni é interessante. Desde que chegou ao Brasil, em 1954, vindo da comune de Casalbuono, Salerno, região da Campania, ele não parou de produzir e de ter boas ideias. Ele começou como lavador de pratos no Gigetto e, desde então, idealizou alguns projetos que foram sucesso de crítica e público.
Toda essa dedicação e carinho foram reconhecidos. Giovanni ostenta nas paredes de seu agradável restaurante, diversos quadros com fotos e saudações de clientes encantados com a qualidade de sua comida e a cortesia no atendimento. Alguns desses quadros chamam a atenção do freqüentador, como o título de Cidadão Honorário da cidade de São Paulo e o título de "cavalieri" concedido pelo governo da Itália aos cidadãos que divulgam a cultura italiana ao redor do mundo.
Giovanni se assume um homem de “sala”, com fortíssimo amor pela cozinha e um eterno apaixonado pela cidade de São Paulo que o acolheu como uma mãe, segundo ele. Com uma criatividade de empreender notória, ele foi responsável também por tornar popular vários pratos tipicamente italianos, como o capeletti à romanesca (foto), que foi introduzido no Gigetto, na década de 1950.
- A intenção era agradar a um cliente que havia voltado da Itália e tinha comido algo semelhante por lá. O romanesca é inspirado no fettucine à parisiense, feito com creme de leite, presunto cozido, manteiga e champignons – conta.
Giovanni é uma espécie de faz tudo do restaurante. Ele recebe a maior parte dos clientes na porta do Il Nuovo Sogno di Anarello, anota os pedidos, sugere pratos e vinhos e, se tiver inspirado, dá uma canja cantando a música Champagne de Peppino di Capri.
A experiência que Giovanni imprime em seu atendimento e qualidade dos pratos faz escola. Pelos seus restaurantes passaram nomes consagrados do circuito cantinas-restaurantes, como o Piero e Lellis.
Com mais de 25 anos em atividade o Il Nuovo Sogno di Anarello, fica na rua homônima (homenagem do ex-prefeito Jânio Quadros) e funciona somente à noite e nos dias de semana.
- Nosso cardápio tem todos os pratos que o cliente desejar. No restaurante procuro agradar a todos, de acordo com o que os clientes quiserem comer. A intenção é que todos se sintam integrados a nossa família – diz.
Da cozinha do Il Nuovo Sogno de Anarello saem todos os tipos de pratos. Porções para a família de saladas, massas, assados, peixes, sopas, sobremesas, tudo que remeta a boa e tradicional cuccina italiana.
Ospitalità Italiana
Em fevereiro último, 30 restaurantes do estado de São Paulo receberam o selo Ospitalità Italiana, concedido desde 2004 pela Associação das Câmaras de Comércio daquele país (UnionCamere) e pelo Instituto Italiano de Pesquisas Turísticas (Isnart). E o Il Nuovo Sogno di Anarello é um dos estabelecimentos reconhecidos.
Os avaliadores levaram em conta a tradição da culinária italiana na prática, a utilização de vinhos de origem italiana, além do uso de ingredientes originais (azeites, tomates, queijos, embutidos, entre outros), tradução de cardápios para o italiano, decoração e garçons que falem o idioma fluentemente. Tudo por meio de testes teóricos, onde os restaurantes responderam uma série de questionários, além de encaminhar fotos dos pratos e do estabelecimento. Posteriormente, foram analisados por um comitê de chefs e enólogos da Itália.
Segue a lista dos trinta selecionados: Cantina C…Que Sabe; Circolo Italiano San Paolo; Così; Dona Carmela; Due Cuochi Cucina; Empório Ravioli; Friccò; Il Fornaio d’Italia; Il Sogno di Anarello; La Pergoletta; La Piadina; La Risotteria Alessandro Segato (fechada); La Tambouille; Magari; Olea Mozzarella; Osteria del Pettirosso; Pasquale; Pecorino; Picchi; Piselli; Ristorante Laura e Francesco (em Valinhos, interior de SP); Rosmarino; Spadaccino; Taormina; Tatini; Terraço Itália; Tomatto; Vicolo Nostro; Vinheria Percussi e Zena Caffè.
Para ler na íntegra esta matéria clique aqui.
Serviço Rua Sogno di Anarelo, 58 - Vila Mariana
Telefone: 11 5575-4266

Nenhum comentário: