terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Restaurantes de SP ganham selo internacional de qualidade

A avaliação dos restaurantes, cantinas e trattorias do estado de São Paulo para receber o selo Ospitalità Italiana, conferido pela União das Câmaras de Comércio Italianas, começou quase um ano atrás. Foram mais de 75 estabelecimentos inscritos, sendo 30 (um do interior de SP) agraciados com o 'prêmio'.
Os avaliadores levaram em conta a tradição da culinária italiana na prática, a utilização de vinhos de origem italiana, além do uso de ingredientes originais (azeites, tomates, queijos, embutidos, entre outros), tradução de cardápios para o italiano, decoração e garçons que falem o idioma fluentemente. Tudo por meio de testes teóricos, onde os restaurantes responderam uma série de questionários, além de encaminhar fotos dos pratos e do estabelecimento. Posteriormente, foram analisados por um comitê de chefs e enólogos da Itália.
O selo nasceu em 1997 para classificar os restaurantes na própria Itália que seguiam fielmente as tradições do país. Desde 2010, passou a ser distribuído em todo o mundo: foram condecorados 440 restaurantes em 45 países. A previsão é de que o selo ganhe a cozinha em outros estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Segue a lista dos trinta selecionados: Cantina C…Que Sabe; Circolo Italiano San Paolo; Così; Dona Carmela; Due Cuochi Cucina; Empório Ravioli; Friccò; Il Fornaio d’Italia; Il Sogno di Anarello; La Pergoletta; La Piadina; La Risotteria Alessandro Segato (fechada); La Tambouille; Magari; Olea Mozzarella; Osteria del Pettirosso; Pasquale; Pecorino; Picchi; Piselli; Ristorante Laura e Francesco (em Valinhos, interior de SP); Rosmarino; Spadaccino; Taormina; Tatini; Terraço Itália; Tomatto; Vicolo Nostro; Vinheria Percussi; Zena Caffè.
Foto (divulgação): Focaccia della Casa al Formaggio do Zena Caffè

Nenhum comentário: