terça-feira, 25 de agosto de 2009

Panqueca acessível

Nunca dei muita importância para panquecas. Talvez porque estejam associadas a cultura norte-americana e todo aquele exagero da tradição de caldas e cremes. E também porque temos por aqui o bolinho de chuva, que sem dúvida tem mais espaço na nossa cultura gastronômica.
No entanto, uma brincadeira entre os amigos de trabalho me desperteu mais atenção ao quitute.
Li uma receita no livro da Nigela Lawson, a chef inglesa politicamente incorreta que aqui passa no canal pago GNT, que desmistificou um pouco essa massa líquida. E me empolgou em tentar investir meu precioso tempo já que parece prática e gostosa.
Os ingredientes são:
600 gramas de farinha de trigo
3 colheres de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de bicabornato de sódio
1 colher de chá de sal
40gr de açúcar baunilhado
Preparação:
Misture todos os ingredientes e guarde num frasco bem fechado.
Ingredientes para cerca de 15 panquecas pequenas: 150 gramas de mix de panquecas (?), 1 ovo, 250ml de leite e 1 colher de sopa de manteiga derretida
Preparação2:
Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa lisa. Aqueça uma frigideira anti-aderente (sem óleo) e deite 2 colheres de sopa de massa para formar cada panqueca (na minha frigideira dá pra fazer no máximo 2 panquecas de cerca de 6 cm de cada vez). Assim que começarem a aparecer bolhas à superfície das panquecas vire-as e deixe cozinhar mais um minuto. Sirva as panquecas ainda quentes com mel, ou com a compota (doces mineiros, por exemplo) da sua preferência.
Bom Apetite!

Um comentário:

Graziella disse...

Oi Robson!!!
Testei a receita e ficou muito boa a panqueca.
É rápido, fácil e o fica uma delícia.
Parabéns pelo blog e pela iniciativa disso tudo.

Bacci caro amico,
Graziella Rocco