quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Bons vinhos para celebrar a Semana Mundial da Pasta italiana


Embora o Dia Mundial da Massa, ou pastas, como são conhecidas ao redor do mundo seja celebrado no dia 25 de outubro, aqui no Brasil ela ganha destaque o ano todo. A harmonização ideal para acompanhar os pratos é fundamental para garantir uma boa experiência. E, para celebrar a data, a sommelière Jessica Marinzeck, da Evino, um dos maiores e-commerces da bebida do Brasil, destacou algumas sugestões e dicas de vinhos que combinam bem com as deliciosas pastas.

Para a especialista, os vinhos produzidos com a uva Sangiovese podem combinar bem com molho ao sugo, tendo a acidez como ponto em comum entre ambos. As massas ao pesto vão bem com vinhos produzidos com a Sauvignon Blanc. Já os molhos mais parrudos, podem funcionar bem se harmonizados com vinhos feitos de Nero D´Avola ou Primitivo, por exemplo.

A sommelière destaca que, quando acompanhadas com molhos vermelhos, combinam muito bem com vinhos tintos de acidez elevada. Já os molhos que levam carne, pedem tintos mais encorpados. “Para harmonizar bem as massas com vinhos, um não pode sobrepor o outro. O peso de ambos e as características precisam ser similares para que haja equilíbrio”, diz a especialista.

Para os tintos, as sugestões são:
- Via Cassia Primitivo Di Puglia 2015
- Terre Alegre Sangiovese
- Villa Alberti Nero D´Avola Merlot 2015
- Caesar Giulio
- Luigi Leonardo Primitivo

Para as pastas que levam molhos brancos, os vinhos podem ser também brancos, mas em versões mais encorpadas. “Já as massas ao pesto combinam bem com brancos leves”, destaca a sommelière.

As sugestões de vinhos brancos são:
- Tavernello Bianco
- Via Rovana Frascati DOC 2014
- Vila Rossi Trebbiano Rubicone
- Giacondi Vino Bianco VDT
- Collezione Chardonnay 2010

Outros destaques também são os vinhos rosés e espumantes, que podem acompanhar tanto as pastas que levam molhos vermelhos, como brancos. “Importante notar que vinhos rosés e alguns espumantes podem virar coadjuvantes e não parceiros, caso o molho tenha muitas especiarias ou aromas e gostos pronunciados”, ressalta.

As sugestões de rosés e espumantes são:
- Duca del Valentino Sparkling (espumante)
- Freschello Frizzante Rose (frizzante rosé)
- Angelo Rosato di Puglia 2014 (rosé)
- Mannara Delle Venezie Pinot Rose (rosé)

“Sempre haverá um vinho italiano que pode combinar com diversos tipos de massa. Mas, como o mais bacana é experimentar e se aventurar, eu não troco uma massa ao pesto com um bom Sauvignon Blanc da Costa Chilena, por nada”, finaliza a sommelière.
Postar um comentário