sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Cozinhar em casa alivia o bolso e ainda reúne amigos ou familiares


Engana-se quem acredita que os pratos de restaurantes são melhores que os feitos em casa. Eu não sou nenhum especialista em pilotar o fogão, mas as vezes encaro um desafio. E seguindo a série do 'Bom e Barato', me propus a seguir à risca a receita adaptada pela linda e talentosíssima Rita Lobo.

O prato da vez: clafoutis. Trata-se de uma sobremesa francesa, tradicionalmente feita com cerejas. Mas na versão salgada da chef usa-se abobrinha (tipo italiana), tomate cereja e queijo minas. Também testei rechear com outros vegetais e peito de peru, e outra versão com frango em cubos. E a receita mostrou-se bem versátil e fácil de fazer. É possível colocar em potinhos individuais (para servir como entrada), mas optei pelo tamanho família. 

Leve e saborosa a clafoutis fica com um aspecto rústico mesmo. E pode ser acompanhado com uma salada verde ao molho de manjericão e azeitonas. Outra opção é servir com uma boa pasta. Um bom suco de limão siciliano ou uma taça de vinho rosé caem muito bem com essa receita. O prato é sem dúvida moleza de fazer. Então, mãos à massa!

Vamos a receita da Rita Lobo, que também está disponível no delicioso site Panelinha.

Ingredientes
2 abobrinhas pequenas
200 g de queijo minas (frescal) em peça
1 1/2 xícara (chá) de tomates-cereja (cerca de 200 g)
4 ovos 
1 xícara (chá) de leite 
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo 
1 colher (chá) de azeite 
1 1/2 colher (chá) de sal 
noz-moscada ralada na hora a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
1. Preaqueça forno a 180 ºC (temperatura média). Separe um refratário redondo com cerca de 30 cm de diâmetro.
2. Lave e seque os tomates-cereja e as abobrinhas. Descarte as pontas e corte as abobrinhas em meias-luas. Com a ponta de uma faquinha para legumes faça um corte em X na base de cada tomate. Esprema delicadamente cada um para extrair o líquido e as sementes. 
3. Corte o queijo minas em cubinhos de cerca de 1 cm. Reserve.
4. Leve ao fogo médio uma frigideira, de preferência antiaderente, para aquecer. Regue com ½ colher (chá) de azeite e acrescente metade das abobrinhas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira as abobrinhas douradas para um prato, regue a frigideira com o restante do azeite e repita com a outra metade. 
5. Numa tigela, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior - se um estiver estragado você não perde toda a receita. Acrescente a farinha aos poucos, misturando bem com o batedor de arame até ficar liso. Adicione o leite e tempere com o sal, pimenta e noz-moscada. Misture bem.
6. Distribua os tomates-cereja, as fatias de abobrinha e os cubos de queijo no fundo do refratário. Cubra delicadamente com a mistura de ovos, leite e farinha. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 35 minutos até estufar e dourar.
7. Retire do forno e sirva a seguir. O clafoutis fica ótimo servido com molho de azeitona verde e manjericão.


Bon appétit!


Nenhum comentário: