domingo, 29 de julho de 2012

Para driblar a crise, redes de restaurantes nacionais vendem ações a estrangeiras

Na contramão de outros setores da economia brasileira, onde companhias de países em crise procuram empresas nacionais para a venda de suas ações e participação, duas tradicionais redes de restaurantes paulistanos trocaram os seus comandos por estrangeiros. As churrascarias Rubaiyat e Fogo de Chão estão sob nova administração. Agora, dos gringos. A badalada rede Suplicy Cafés Especiais também tem novos acionistas e o restaurante português Antiquarius está no limbo e deverá ser vendido a qualquer momento.

Em maioria fundos internacionais, os novos acionistas injetarão aporte financeiro para turbinar os respectivos negócios. Seja para expandir em áreas de atuação, saldar dívidas ou como estratégia de marketing, o movimento serve para uma pergunta:
Existe realmente mercado no Brasil para o constante crescimento da área de gastronomia e serviços?!

A resposta saberemos em alguns anos. Na prática, o que eu vejo e percebo é um comércio e varejo bastante morno, com mais restaurantes e lojas de rua fechando do que abrindo.

Quem vendeu e quem comprou:
Rubaiyat - O fundo de private equity espanhol Mercapital comprou 70% do grupo, que tem três unidades no Brasil e uma quarta em Buenos Aires, em parceiria com uma rede portenha. Com a injeção de capital, a previsão é que outros 10 estabelecimentos abram em até quatro anos, começando por Brasília, seguido por Rio de Janeiro e Cidade do México.

Fogo de Chão - O fundo de investimentos GP Investments vendeu a FC Holdings, empresa que é dona da rede de churrascarias Fogo de Chão, por US$ 400 milhões. O novo dono da rede é o fundo de investimentos norte-americano Thomas H Lee Partners. Fundada em 1979, a rede Fogo de Chão tem 18 restaurantes nos Estados Unidos e sete no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Bahia), com cerca de 2.000 funcionários. A empresa, que era familiar no início, passou a ter o fundo GP como acionista minoritário (35%) em agosto de 2006.

Suplicy Cafés Especiais -  A rede de cafeterias de São Paulo, anunciou a venda de 45% da empresa para o fundo TreeCorp Investimentos. O dinheiro deve ser usado para acelerar a expansão da rede com novas unidades. Hoje, a Suplicy conta com oito cafeterias e pretende inaugurar 80 lojas nos próximos três anos, entre unidades próprias e franqueadas. Segundo a assessoria de imprensa da Treecorp Investimentos, a companhia é de origem nacional.   

No limbo
O Antiquarius, tradicional restaurante português, que fica na Alameda Lorena, esta à venda. Foi o que eu ouvi de um dos guardadores de carros falastrões que trabalham no local. De acordo com um deles, houve até atraso de pagamento dos funcionários nos últimos meses. No mercado, consta também o atraso de pagamento de aluguel.
É ver para crer!
Postar um comentário