quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Espaguetômetro para comemorar o Dia Mundial do Macarrão

O mercado brasileiro é impressionante. Somos hoje o terceiro maior produtor de massas alimentícias do mundo, ficando atrás apenas da Itália, com 3 milhões toneladas/ano, e dos Estados Unidos, com 2 milhões toneladas/ano. Mais que oportuno para comemorar, no próximo dia 25 de outubro, o 15º ano consecutivo do Dia Mundial do Macarrão.
A pasta é tão tradicional em nosso cardápio que só no ano passado foram consumidas mais de 1,2 milhão de toneladas da pasta. No País já são fabricados mais de 30 tipos de macarrão distribuídos, como massas secas, que respondem por 84% do consumo, instantâneas, por 13%, e frescas, por 3%.
Mesmo assim, no ranking de consumo per capita o País ocupa o 13º lugar, com 6,4 kg por habitante/ano. A Itália lidera o consumo per capita com 26 kg por habitante/ano, seguida pela - olha a surpresa que legal - da Venezuela, com 12,9 kg por habitante/ano. Estranho os vizinhos chavistas estarem a nossa frente né?!
O produto é tão importante que ganhou um espaguetômetro. O objeto é um utensílio que serve para medir a quantidade de espaguete que será preparada de acordo com o número de pessoas que se pretende servir.
É uma ação de marketing da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), que está desenvolvendo ao longo dos últimos anos uma série de projetos para impulsionar o consumo. A meta deste ano é distribuir 1,5 milhão de espaguetômetros.
Deu vontade de comer uma boa massa?
Postar um comentário