sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Direto do fabricante

O interior de São Paulo é fantástico. Agricultura fértil e uma cadeia produtiva de primeiro mundo, o que garante opções pra lá de boas pra usar e abusar dos produtos. Café, frutas, legumes, verduras, laticínios e derivados, entre outros tantos, direto do produtor ou da fábrica garantem os estoques nas diversas gôndolas de grandes redes varejistas ou de mercadinhos de bairro.
Durante este mês de setembro, por exemplo, acontece na cidade de Piedade, a 99 km de São Paulo, o Roteiro Gastronômico da Alcachofra. É uma boa opção para conhecer um pouco mais dessa flor imatura, da família das margaridas e dos girassóis, que é originária das regiões mediterrâneas da Europa, África e Ásia. A alcachofra foi introduzida no Brasil por imigrantes italianos.
A cidade compõe também uma região tradicional do agroturismo do estado de SP e que tem ganhado mercado nesse segmento. A sugestão, segundo uma amiga, é conhecer o restaurante Estação Boca do Monte, que, além de ser um ponto turístico, oferece receitas exclusivas à base da alcachofra.
Na capital, o restaurante La Pasta Gialla incrementou o cardápio com dois novos pratos à base de alcachofra. Agora são risotos e espaguetes tendo a flor comestível como tema central.
As cidades de Ibiúna e São Roque contam com um roteiro de vínicolas já sólidos no mercado. Recentemente, experimentei com um amigo um vinho chamado Goés Tempos, da vinícola com o mesmo nome e que é produzido na região de São Roque. E olha, foi uma boa surpresa. O vinho é incorpado mas tem baixa acidez e combina bem com massas e carnes vermelhas. E o custo-benefício é ótimo: cerca de R$10.
E o legal é que alcachofra casa muito bem com vinho. Bom pra curtir o fim de semana prolongado do feriado de independência. É só brindar e, Saúde a todos!

2 comentários:

Tammy disse...

Legal ver seu post, Robson. E olha, vale a pena conhecer o Roteiro Gastronômico da Alcachofra em Piedade. Várias receitas deliciosas num lugar bucólico em meio a natureza. Recomendo.
Beijos, Tammy

Robson disse...

Tammy, com certeza é um lucar interessantíssimo pra conhecer.
Desejo sucesso nos projetos.

bj,
Robson