Atender bem levando em conta toda a abordagem que cerca a prestação de serviço ao cliente não é qualquer estabelecimento que faz.
Tenho a impressão que é nato do brasileiro ter excelência em serviços. Seja nas lojas de varejo ou no cafezinho da esquina e quitutes, o atendimento ao consumidor final não é ruim.
Claro que está longe de um atendimento padrão, mas em média, é bom.
Em São Paulo, o excesso de atendimento chega a irritar em alguns estabecimentos. Em alguns restaurantes, bares e cafés - mesmo já tendo feito o pedido e consumido -, perguntam tantas vezes se você precisa de algo mais, que chega a ser chato. Pior ainda aqueles garçons que vão substituindo sua cerveja sem ter acabado a anterior.
É importante ter um certo equilíbrio na hora do atendimento. Funcionários e atendentes bem treinados, com serviços bons e claro, comida boa, é sinônimo de qualidade. Com certeza o cliente vai sair satisfeito e voltar mais vezes.
Ninguém vai a uma loja do shopping, por exemplo, comprar algo que não seja especial.
Então fora pra aquela pergunta mala que os atendentes fazem: Você procura algo especial?
Atender bem é uma qualidade da prestação de serviço civilizado, sempre!
Um comentário:
Caro, senti que você foi um pouco reacionário neste post.
Somos todos dispostos a atender, independente da cultura. Ser subserviente é humilhante em qq cultura.
Alguns pensadores da história mundial classificam isso como interesses políticos e estrangeiros, coisa e tal...
Vamos rever um pontos sobre a sociedade mundial? Outro capítulo do contexto.
abraços,
Alcântara Peixoto
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