terça-feira, 22 de março de 2011

A cultura pub de São Paulo





























Eu sempre torci pra cultura pub pegar em São Paulo. Quem ganha com isso somos nós com as bebidas e comidas de qualidade internacional. E pegando carona no post anterior, onde nossa amiga Leila Ferraz colaborou, juntei algumas ideias e sugestões que venho, digamos, colecionando nos últimos meses.
De cara o melhor pub em São Paulo em minha opinião é o O'Malley's, um genuíno bar irlandês, dizem. São mais de 100 rótulos de cervejas de 15 países diferentes. Muitas opções pra se experimentar e brindar com os amigos ao som de um bom rock.
Recentemente descobri que o pub incluiu uma novidade em sua carta de bebidas, o espumante à base de maçã Aspall Suffolk Cyder (primeira foto). A bebida também é chamada de Dry Cider e é a única no mercado produzida com 100% de maçã, sem adição de açúcar. Lembra um pouco o keep cooler. Num sei se vocês se recordam?! Inclusive uma amiga disse que tomava no intervalo da escola no alto de seus 12 anos. Engraçado!
Outra opção interessante é o Blue Pub, também na região da avenida Paulista. Menor mas nem por isso desinteressante, o pub fica numa casa antiga de esquina e conta com boas opções no cardápio. Os pints de cervejas são bem servidos e sempre cremosos. Entre elas a Guinness, Old Speckled Hen, a Newcastle Brown Ale e a Birra Moretti, impressionam. Impossível sair de lá sem abocanhar um dos sanduíches ou uma das porções. Destaques para o chili dog (mexicano) e o choripán (linguiça argentina).
Rumo ao centro da cidade, na avenida Brigadeiro Luís Antônio, fica o novato The London Pub. Ainda engatinhando entre os melhores da cidade, o pub do centro atrai pela programação. Promoções durante o happy hour, concursos de bandas, telão com jogos mais bebidas e dançarinas exóticas, combos de sanduíches e cervejas, além de comemorações em datas especiais. A pedida é o hambúrguer com fritas (segunda foto), que vem com uma carne suculenta e as fritas fresquinhas.
As opções de pubs na cidade são excelentes. Claro que longe dos países tradicionais, mas estamos chegando lá. Tem o Kia Ora Pub, o All Black Irish Pub, Finnegan's, entre outros.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Todos os sabores do mundo em uma grande cidade: Londres


























Uma grande amiga em visita a terra da rainha Elizabeth nos enviou um comentário muito delicioso de ler. Batizei de 'Descobertas de Londres', por Leila Ferraz.
Londres é conhecida por seu ar aristocrático, sua atmosfera de realeza e suas tradições. A primeira vez na cidade te dá a impressão de estar na "esquina do mundo". Você vê de tudo, conhece de tudo e se encanta com tudo. A cidade transpira história, cultura e moda.
Pois bem, um passeio inocente numa bela manhã de domingo me levou ao Bricklane Market. Famoso por suas barracas "vintages" que vendem tudo, absolutamente tudo o que você puder imaginar de segunda mão, o mercado também proporciona um delicioso passeio gastronômico com pratos de todos os tipos e cozinhas de diversas partes do mundo.
Logo na entrada uma barraca com pratos da Etiópia, todos vegetarianos, dá as boas-vindas aos visitantes. O cheiro literalmente te arrasta pra dentro do barracão. E essa é só a primeira. Entre tantas opções estão pratos do México, Cuba, Espanha, Itália, Angola, Suíça, Japão, China, Portugal, Senegal. Todas devidamente caracterizados, o que torna a escolha um sacrifício.
Em outra parte há uma praça de alimentação, com mesas longas e bancos para que você aproveite confortavelmente sua refeição. Além de saborear os pratos você pode bater um papo com o coleguinha do lado (as pessoas fazem isso lá no mercado).
E essa aventura aguçada pelos sabores do mundo é uma das razões que fazem de Londres um ótimo destino, sempre!
A Leila Ferraz que nos 'serviu' este gostoso post é também responsável pelo blog especializado em cinema www.cineopses.blogspot.com. Clique lá e veja que delícia é o blog dela!

terça-feira, 15 de março de 2011

Preciosidades gastronômicas da cidade





























Achar em São Paulo um local que comercializa bons produtos a preços razoáveis está cada vez mais difícil. A Casa Garcia é raro exemplo desses. Lá é possível encontrar produtos nacionais e importados, como o tradicional presunto espanhol que decora o teto da loja.
O local é tão, digamos, plural que é possível encontrar também produtos kasher (alimentos permitidos pela lei judaica) como geléias, pães e vinhos.
Eu frequento a casa há mais de 20 anos e sempre vou em busca do delicioso pavê feito à base de bolachas de leite e creme de leite fresco, que é possível comer no balcão mesmo. Imperdível pra quem estiver na região. Fica na rua Luiz Coelho, 128. Fones: 3805-0875 e 3805-0457.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Restaurantes que são muito loucos



















Pra alguns apreciadores da boa gastronomia um bom restaurante é fundamental para desfrutar de bons pratos e momentos de prazer. Mas quando se une a culinária tradicional de um país e a história das civilizações, a chapa, literalmente, esquenta.
Imagine você descer a sete metros de profundidade para conhecer um restaurante? Ou então, aproveitar o calor natural da terra para grelhar determinados pratos.
É o caso do restaurante Sarnic, em Istambul (Turquia), que fica em uma antiga cisterna romana (primeira foto) com mais de 1600 anos de idade. O local conta com 250 lugares super disputados pelos turistas que visitam a antiga e tradicional cidade que já se chamou Bizâncio e Constantinopla.
Nas Ilhas Canárias (Espanha) o restaurante El Diablo fica sobre fontes geotermais e utiliza o calor natural para grelhar calamares, batatas e peixes.
Como diria Narcisa Tamborindeguy:"ai, que loucura!"